Acervo

O Acervo Histórico do IFUSP é resultado do empenho de alunos, professores e diretorias do IFUSP que, há anos, buscam superar dificuldades para resgatar e preservar documentos da história da Instituição e da ciência no Brasil. Começou a ser idealizado pela física Amélia Império Hamburger quando realizou as primeiras entrevistas com professores pioneiros da física, ainda na década de 1970 e 80. Entre 1995 e 2004, coordenou atividades do Projeto Memória, voltadas para a organização arquivística, inventário, acondicionamento e divulgação da documentação do Departamento de Física da FFCL-USP (1934-1969). Em 2011, após o falecimento da professora, as atividades foram retomadas por iniciativa de Ernst Wolfgang Hamburger (08/06/1933 - 4/07/2018), com o especial apoio de Vera Bohomoletz Henriques e Silvio Roberto de Azevedo Salinas. Desde 2017, a coordenação está com o professor de História da Ciência Ivã Gurgel.


Em 20 de junho de 2018 foi alcançado o objetivo, perseguido há décadas, de disponibilizar a documentação do Arquivo do Departamento de Física da FFCL-USP, com documentos de 1932 a 1967 - cobrindo assim o período de criação da Faculdade de Filosofia e da chegada de Gleb Wataghin, as décadas seguintes quando as primeiras gerações de físicos brasileiros formados na USP passaram a ser responsáveis pela condução da Instituição, até pouco antes do decreto da Reforma Universitária de 1969, que criou os institutos.


O professor Mario Schenberg (1914-1990) é um dos físicos mais renomados do Brasil. O Repositório Digital do Acervo Histórico do IFUSP também apresenta o Fundo Mário Schenberg, que reúne os documentos produzidos e acumulados pelo professor, cobrindo de 1922 a 1990, incluindo a documentação complementar de 1990 a 2014.


A documentação existente na sala do Acervo Histórico do IFUSP é bem diversificada, mas está em processo de organização e, por essa razão, nem sempre é de fácil acesso para pesquisa no local. É um Acervo da maior importância, que vem contribuindo para atividades de ensino e pesquisa, sendo utilizado por pesquisadores e profissionais interessados em História das Ciências no Brasil.


Ampliamos o espaço do acervo para receber os arquivos de Amélia Império Hamburger e Ernst Wolfgang Hamburger, e também, um conjunto documental de Marcello Damy de Souza Santos, bastante importante, principalmente, mas não só, para a história da física nuclear no Brasil.


Conceitos utilizados:


Acervo Histórico do IFUSP: nome dado ao lugar que guarda o conjunto dos documentos, arquivos e fundos referentes à história da física e do IFUSP.


Repositório Digital: refere-se ao conjunto de textos, documentos e inventários apresentados digitalmente pelo site.


Arquivo: conjunto de documentos de diferentes natureza ou suportes, são reunidos por acumulação ao longo das atividades de instituições e pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas.


Fundo: unidade constituída de documentos acumulados por uma entidade ou pessoa que, em arquivo permanente divide espaço com outros conjuntos documentais.


O conjunto documental do Departamento de Física foi chamado de Arquivo por ser essa a função original.


O conjunto documental do professor Mario Schenberg foi chamado de fundo por ser um híbrido, já que traz parte do arquivo do Departamento de física da FFCL/USP, enquanto ele era diretor, e a parte acumulada por todas suas outras atividades, mas, principalmente, por tratar-se de um conjunto ainda aberto a receber documentação complementar de eventos em sua homenagem e outros que tenham se misturados ao conjunto documental da professora Amélia Império Hamburger.


Se quiser conhecer os níveis da estrutura dos arquivos, clique abaixo.







Para acessar os inventários apresentados no Repositório, consulte os links a seguir:



Para saber mais sobre: