Jayme Tiomno (1920-2011)

Jayme Tiomno graduou-se em Física em 1941, pela Faculdade Nacional de Filosofia do Rio de Janeiro. Iniciou a pós-graduação na Universidade de São Paulo, em 1945, como aluno de Mario Schenberg. Em 1948, foi para a Universidade de Princeton, Estados Unidos, onde conviveu com físicos renomados, como John Archibald Wheeler.


Fundou, junto com César Lattes e José Leite Lopes, em 1949, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF, onde foi professor titular e, em 1966, foi um dos responsáveis pela criação da Sociedade Brasileira de Física - SBF.


Nos Estados Unidos, em 1960, previu a existência de ressonância nos mésons, mais tarde comprovada experimentalmente. Sua contribuição foi importante para o estudo das partículas elementares. Em 1965, a convite de Darcy Ribeiro, assumiu uma cadeira na recém-fundada Universidade de Brasília. Com a promulgação do AI-5, foi afastado de seus cargos no Brasil e retornou para Princeton. Em 1973, voltou para o Rio de Janeiro para lecionar na Pontifícia Universidade Católica - PUC -, tendo depois se reintegrado ao CBPF, por onde se aposentou e se tornou Pesquisador Emérito. Era membro da Academia Brasileira de Ciências e recebeu a Ordem Brasileira do Mérito Científico. Foi casado com a também física Elisa Frota Pessoa.



Jayme Tiomno palestrando em comemoração do centenário de nascimento de Albert Einstein no Instituto de Física da USP. Foto do Acervo IFUSP.


Algumas publicações de Jayme Tiomno neste acervo:


Mais informações sobre Jayme Tiomno neste acervo: