José Leite Lopes, pernambucano, graduou-se no Bacharelado em química industrial na Escola de Engenharia de Pernambuco em 1939, ingressando no ano seguinte no curso de física da Faculdade Nacional de Filosofia, no Rio de Janeiro, concluído em 1942. Em 1943 trabalhou, com bolsa da fundação Zerrener no Departamento de Física da FFCL-USP, assistindo aos cursos de Gleb Wataghin e Mário Schenberg. É um dos primeiros brasileiros a receber o grau de doutor nos Estados Unidos, em 1945, sob orientação de Wolfgang Pauli.
Retornou ao Brasil em 1949 e, em parceria com a César Lattes - cujo descobrimento do méson π havia causado certa comoção nacional - contribui para a fundação do CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas) e do CNP (atual CNPq), órgãos nos quais ocupou diversos cargos até 1964, tentando fomentar a ciência no país. Publicou em conjunto com José Goldemberg, artigo intitulado: The harmonic mean energy for photon absorption by nuclei. Foi aposentado compulsoriamente durando o AI-5 instituído pelo regime militar, fazendo carreira em universidades francesas e estadunidenses até 1986.
Acreditava no papel relevante da ciência para o desenvolvimento e construção da soberania nacional. Trabalhou em física teórica e teve suas pesquisas reconhecidas sendo o único brasileiro premiado com o UNESCO Science Prize.
José Leite Lopes. Foto do Acervo IFUSP.
Algumas publicações de José Leite Lopes neste acervo:
Mais informações sobre José Leite Lopes neste acervo: