José Goldemberg, nasceu no Rio Grande do Sul e veio para São Paulo em 1946, com dezoito anos, quando ingressou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, no curso de Química, rapidamente transferindo-se para o curso de Física na mesma universidade, formando-se em 1950. No ano seguinte, realizou experimentos que permitiam análise de reações fotonucleares no Canadá e trabalhou, em 1952, na Universidade de Illinois, Estados Unidos, com Donald William Herst, inventor do acelerador de partículas do tipo Betatron.
Em 1954 retornou ao Brasil, participando de artigos e publicações em parceria com José Leite Lopes e Marcello Damy. Obteve grau de doutor em Ciências Físicas e livre docência, o que lhe permitiu lecionar de 1958 a 1966 em universidades do Canadá, França e Estados Unidos, até voltar novamente ao Brasil como professor de Física da Escola Politécnica da USP, cargo que ocupou até se tornar diretor do Instituto de Física - USP por dois mandatos, de 1970 a 1978.
Foi presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência) de 1979 a 1981; presidente da Companhia Energética de São Paulo (CESP), de 1983 a 1985 até se tornar Reitor da Universidade de São Paulo, de 1986 a 1990, contribuindo para a formação do IEA (Instituto de Estudos Avançados), órgão de pesquisa em ciência com foco na interdisciplinaridade; na reformulação da Editora Edusp, com o convite a João Alexandre Barbosa em 1988 e reativação do CRUSP (Conjunto Residencial da USP), desativado desde a ditadura.
Ocupou cargos importantes na política, como secretário do meio ambiente do Estado de São Paulo (2002 - 2006) e ministro da educação (1991 - 1992), dentre outros.
Atualmente é presidente da Fapesp, uma das maiores agências de fomento à pesquisa do país.
José Goldemberg.
José Goldemberg. Fotos do Acervo IFUSP.
Algumas publicações de José Goldemberg neste acervo:
Mais informações sobre José Goldemberg neste acervo: