Hans Albert Meyer, também conhecido como Jean Albert Meyer, físico experimental de origem polonesa, formou-se em Física pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (FFCL). Veio com a família a São Paulo ainda adolescente, em 1940. No Departamento de Física da FFCL, conheceu Andrea Wataghin e Georges Shwachhein com quem trabalhou em experiências sobre raios cósmicos.
Em 1951 foi à Paris, França, trabalhar com o grupo do físico Louis Leprince-Ringuet na École Polytechnique, mantendo correspondência sobre as novas descobertas em raios cósmicos com Andrea Wataghin, Georges Shwachhein, Jayme Tiomno e Gleb Wataghin. Voltou a USP em 1953, e em 1956 foi para Pádua, Itália, e em setembro do mesmo ano foi para Saclay, França, trabalhar com Física Nuclear e Física de Partículas Elementares. Trabalhou em experiências com aceleradores de partículas no CERN - Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire - a partir de 1969.
Voltou ao Brasil apenas em 1975, para trabalhar na Unicamp, e foi diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP entre 1956 e 1980.
Algumas publicações de Hans (Jean) Albert Meyer neste acervo:
- On penetrating showers in cosmic radiation
- Exchange phenomena of the nucleons that generate penetrating showers
- On the absorption of penetrating showers
- Contribuição ao estudo dos enxames penetrantes
- On the production of showers of penetrating particles
Mais informações sobre Hans (Jean) Albert Meyer neste acervo: