Paulus Aulus Pompéia (1911-1993)

Paulus Aulus Pompéia graduou-se em Engenharia Elétrica na Escola Politécnica da USP em 1935, e em Física, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP, na turma de 1939. Participou do grupo paulista que fazia pesquisas experimentais com detecção de raios cósmicos e, em 1941, descobriu, junto com Gleb Wataghin, Giuseppe Occhialini e Marcello Damy de Souza Santos, os “chuveiros penetrantes” (showers).


Em 1940 foi para a Universidade de Chicago, Estados Unidos, trabalhar com o físico Arthur H. Compton, onde ficou até 1942.


Durante a Segunda Guerra Mundial, participou do esforço de guerra brasileiro em pesquisas em balística, na construção de um aparelho para medição da velocidade inicial dos projéteis. Foi responsável pela construção de um Laboratório de Microscopia Eletrônica na Escola Politécnica da USP em 1947.


Em 1948, recebeu convite do Ministério da Aeronáutica para compor a Comissão de Organização do Centro Técnico da Aeronáutica (COCTA).


Trabalhou como professor no do Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA, de 1949 até 1966, quando aposentou-se como professor emérito do Instituto. De 1966 a 1970 foi professor da cadeira de Física Geral e Aplicada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP - FAU-USP.


Em 1970, tornou-se Superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT.



Paulus Aulus Pompéia recém-formado



Paulus Aulus Pompéia em 1990 na comemoração de 50 anos da descoberta dos “chuveiros penetrantes”. Fotos do Acervo IFUSP.


Algumas publicações de Paulus Aulus Pompéia neste acervo:


Mais informações sobre Paulus Aulus Pompéia neste acervo: