Marcello Damy de Souza Santos, físico experimental brasileiro, foi a primeira pessoa a graduar-se em Física pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCL), em 1936. Em 1933, havia ingressado em engenharia na Escola Politécnica de São Paulo, onde teve aulas com Gleb Wataghin que o convenceu a se transferir para a Física. Desde sua graduação, trabalhou como assistente de Wataghin fazendo pesquisa experimental em raios cósmicos.
Participou da descoberta dos “chuveiros penetrantes” (showers) junto com Gleb Wataghin, Giuseppe Occhialini e Paulus Aulus Pompéia em 1941.
Durante a Segunda Guerra Mundial, quando era diretor do Departamento de Física da FFCL, participou do esforço de guerra brasileiro dirigindo pesquisas para o desenvolvimento de um sonar ultrassônico para detecção de submarinos para a Marinha do Brasil.
Em 1945, foi para a Universidade de Illinois, Estados Unidos, trabalhar com Donald Kerst, físico desenvolvedor do acelerador de elétrons Betatron. Quando voltou ao Brasil, construiu o Betatron da USP, primeiro acelerador de partículas da América Latina, pronto em 1950.
Fundou o Instituto de Energia Atômica – IEA, atual IPEN, em 1956. Foi presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) de 1961 a 1964. Voltou a trabalhar no IEA em 1964, onde ficou até 1968, quando se aposentou como catedrático da USP. Participou da fundação, em 1967, do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp.
![](/uploads/damy-01.png)
Marcello Damy recém-formado
![](/uploads/damy-02.png)
Marcello Damy mais velho, possivelmente na década de 1990 (direita). Fotos do Acervo IFUSP.
Algumas publicações de Marcello Damy de Souza Santos neste acervo:
- Trabalhos apresentados no Symposium sobre Raios Cósmicos
- Cosmic Rays Showers at Great Depths
- Studies on the nuclear photoeffect
- Showers of penetrating particles
Mais informações sobre Marcello Damy de Souza Santos neste acervo:
- Marcello Damy de Souza Santos
- Anotações manuscritas de Marcello Damy 1
- Anotações manuscritas de Marcello Damy 2